Skip to content

redacaodissertativa.com

Ajuda para Ensaio

  • Contate-nos
  • Política de privacidade

Contabilidade

A SUSTENTABILIDADE E A CONTABILIDADE Cassio Luiz Vellanl Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP Universidade de São Paulo [email protected] com. br Maísa de Souza Ribeirão Universidade de São [email protected] br RESUMO Há no mercado divul relacionadas com a or26 to view nut*ge os em atividades não sustentabilidade ecol gica, como gastos ambientais. Para evitar Isso, e necessar. o compreender o fato gerador do gasto ambiental.

O objetivo deste trabalho é investigar, analisar e identificar o tipo de evento relacionado com o fato gerador do gasto ambiental para elhorar a informação sobre as atividades que visam a sustentabilidade ecológica dos negócios. Este trabalho analisa certos conceitos, limita o campo de atuação da contabilidade ambiental, propõe um conceito chamado de O Sistema Empresa Eco-eficiente e o analisa e o compara com determinados casos práticos. Palavras-chave: sustentabilidade ecológica, contabilidade ambiental, gastos ambientais. et. al. (2003) considera a situação atual do mundo como insustentável.

Com uma sociedade em crescimento, globalizada, interconectada e desigual, a humanidade não está consegundo manter a sustentabilidade dos cossistemas que suportam a vida no planeta terra. Nesse planeta, as sociedades humanas nascem e se desenvolvem por meio de organlzaçóes, instituições e empresas que operam para atender as necessidades das pessoas. Erigir um desenvolvimento sustentável pode significar organizações, instituições e empresas atuando em suas regiões para satisfazerem as necessidades da população presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazerem suas próprias necessidades.

Para isso, são necessárias várias pequenas mudanças na cultura, nos paradigmas e nos negócios da humanidade. Uma dessas mudanças é a inserção da sustentabilidade nos processo de decisão das organizações, das instituições e principalmente nas empresas da humanidade. No contexto dos negócios, a sustentabilidade pode ter três dimensões: a econômica, a social e a ecológica. Essas dimensões são conhecidas internacionalmente como Triple Bottom Line (TBL) da sustentabilidade de um negócio.

O Conceito TBL reflete sobre a necessidade das empresas em ponderarem em suas decisões estratégicas o bottom line econômico, o bottom line social e o bottom line ambiental mantendo: a sustentabilid a, ao gerenciar empresas PAGF ntre os três bottom line da sustentabilidade: Ilustração I – Interações do Triple Bottom Botton line Econômico Sustentabilidade Econômica Botton line Social Sustentabilidade Social Botton line Ambiental Sustentabilidade Ecológica ine (TBL) da Fonte: baseado em CES-FGV (2006) e em Sustainablemeasures (2006) Observe que as características e a sustentabilidade das comunidades são resultado das interações entre o meio ambiente, a economia e sociedade. Assim, muitas empresas interessadas no desenvolvimento sustentável podem investir no bottom line econômico, no bottom line social e no bottom line ambiental.

Como fonte de informações úteis para tomadas de decisões em relação aos eventos incorridos nas atividades dos bottom lines da sustentabilidade, as empresas podem utilizar a contabilidade. De acordo com Bebbington (2001) a contabilidade como a fonte de informação sobre a contribuição da empresa ao desenvolvimento sustentável pode coletar, analisar, mensurar e divulgar informações sobr empresa, com o social, ecológica. Ser sustentável no bottom line ambiental pode significar novos dispêndios de capital e novos resultados. Ou seja, nos eventos relacionados com a proteção do meio ambiente, gastos ão incorridos pelas empresas em atividades cuja finalidade é manter a sustentabilidade ecológica dos sistemas vivos por meio de uma relação equilibrada entre o sistema empresa e os ecossistemas ao seu redor.

Visando o gerenciamento dos gastos envolvidos nessas atividades ecológicas as empresas podem utilizar a contabilidade ambiental para obter informações úteis para tomada de decisões e para reportar aos interessados, informações sobre os eventos relacionados com a sustentabilidade no botton line ambiental. O problema No entanto, para controlar os recursos consumidos nas atividades ecológicas, os anhos resultantes e, principalmente, para reportar informações sobre a relação da empresa com o meio ambiente, é necessário ter o conhecimento do fato gerador dos gastos ambientais e conhecer as características das atividades onde são incorridos esses gastos. Em alguns casos, a empresa não tem conhecimento do evento relacionado como fato gerador dos gastos ambientais. Por causa disso, o fornecimento da informação contábilecológica pode ser feita de forma equivocada provocando falta de transparência. or exemplo, utilizar certo indicador como medidor do botton line ambiental quando, na verdade, não ndica se o negócio está sendo sustentável ecologicamente. Por causa disso, indicadores de sustentabilidade relacionado com o bottom line negócios e, consequentemente, decisões podem ser tomadas com base em números errados. por exemplo, certos gastos incorrldos em atividades de jardinagem são considerados como gastos em atividades ambientais, quando na verdade, são gastos operacionais gerais ou administrativos semelhante a gastos com manutenção ou despesas com limpeza. Colocar esse gasto como custo ambiental de certo produto, certamente, gera informação errada sobre o custo ecológica desse produto.

Outro tipo de equivoco pode ser a divulgação de um projeto de preservação de determinada área (totalmente desvinculada das atividades dos negócios da empresa) como gasto ambiental, quando na verdade, pode ser uma ação de sustentabilidade social, ao preservar a fauna e a flora de alguma área, mas não sustentabilidade ecológica, pois não reduz o consumo de insumo, nem protege o meio ambiente dos resíduos emitidos pela empresa. Em outro caso, gastos em educação ambiental podem ser divulgados erroneamente como gastos em meio ambiente, quando, por causa de suas características de projeto ducaclonal, estão mais próxmos de gastos em atlvidades relacionadas com o botton line social. Será que essas empresas estão sendo sustentáveis ecologicamente com essas atividades?

Será que progr ação ambiental ? PAGF s OF atividades ecológicas também podem gerar passivos ambientais – quando o pagamento do gasto ambiental não é feito no período da ocorrência de seu fato gerador – pode gerar informação errada sobre o passivo ambiental da empresa. O segmento da contabilidade que pode reduzir os equívocos no fornecimento de informações relacionados com a sustentabilidade ecológica pode ser a contabilidade mbiental. Ao limitar o seu campo de atuação, pode possibilitar uma comunicação correta e transparente sobre os eventos realmente relacionados com a sustentabilidade de certo negócio no botton line ambiental. Isto é, informação sobre os eventos relacionados o fato gerador dos gastos ambientais.

A contabilidade ambiental pode ser capaz de fornecer informações sobre os gastos e resultados incorridos nas atividades ecológicas, logo, pode gerar informação sobre gastos, resultados e passivos envolvidos com a sustentabilidade ecológica do negócio. Segundo Hochman (1998), existe o papel do contador no econhecimento do passivo ambiental nas empresas. Mas, Sullivan (2005) reflete sobre as incertezas e riscos associados ao estimar o passivo ambiental. Para Williams e Phillips (1994), uma das maiores dificuldades para o contador é estimar o passivo ambiental. Para estimá-lo é necessário conhecer o fato gerador dos gastos ambientais. Também para Wood (1998), a mensuração do passivo ambiental, depende da mensuração dos gastos ambientais.

Então, para informar sobre os astos resultados e passivos relacionados ? pode estar relacionado com o fato gerador dos gastos ambientais? O objetivo Na tentativa de responder esse questionamento e melhorar a qualidade da informação divulgada sobre a sustentabilidade ecológicas das empresas, o objetivo deste trabalho é investigar, analisar e identificar o tipo de evento relacionado com o fato gerador do gasto ambiental. O trabalho adota a seguinte hipótese: O fato gerador do gasto ambiental está relacionado com a emissão de res[duos líquidos, gasosos e sólidos na concepção, fabricação, distribuição, uso e descarte dos produtos e serviços ofertados pelas empresas.

Seguindo esse raciocínio, ser sustentável ecologicamente significa a empresa onseguir que os resíduos emitidos na concepção, na fabricação, na distribuição, no uso e no descarte de seus produtos e serviços nao agridam a sustentabilidade dos ecossistemas envolvidos com seu negócio. Este trabalho considera que o fato gerador do gasto ambiental surge quando a empresa, por causa de uma obrigação legal, contratual, política, voluntária ou estratégica, se compromete em implementar atividades que reduzam o consumo de insumos; transformam esses resíduos em novos insumos; transformam resíduos em novos produtos e serviços; reduzam a emissão de res PAGF 7 lizam o efeito tóxico étodo de abordagem deve ter escolhido um método de procedimento. Marconi e Lakatos (2001; p. 06) citam alguns métodos de procedimentos como o histórico, o comparativo, o monográfico ou o estudo de caso ou de multi- casos, o estatístico, o tipológico, o funcionalista, o estruturalista, e o etnográfico. Este trabalho utiliza o método de abordagem hipotético-dedutivo e o método de procedimento estudo de multi-casos para alcançar o objetivo e testar a hipótese formulada. São utilizadas as técnica de observação e análises de conteúdos. De acordo com Gil (1996; p. 121) o método de estudo de caso ou multi-casos pode ter uatro etapas: delimitação da unidade caso; coleta de dados; analise e interpretação de dados e redação do relatório. Essas fases são identificadas no estudo de multi-casos deste artigo.

Primeiramente são escolhidas as empresas – delimitação da unidade caso; em seguida o trabalho analisa os projetos premiados pelo Guia de Boa Cidadania Corporativa (2005) na categoria práticas de destaque no tema meio ambiente – coleta de dados; depois são comparadas as características das atividades desses projetos premiados com os caracteres das atividades do conceito O Sistema Empresa Eco-eficiente (proposta elaborada por este rtigo) – analise e interpretação de dados; e finalmente são descritos os resultados do estudo de multi-casos, testado a hipótese formulada por este artigo e as conclusões apresentadas – redação do relatório. destaque no tema meio ambiente, comparando-as com as características das atividades do conceito O Sistema Empresa Eco-eficiente, e verificar se reduzam o consumo de insumos, transformam resíduos em novos insumos ou em novos produtos e serviços, reduzam a emissão desses resíduos e neutralizam seus efeitos tóxicos. O tema meio ambiente no mundo corporativo é multidisciplinar. Por isso, a seguir são explanados alguns temas, explicado o conceito O Sistema Empresa Eco-eficiente e descritos e analisados os resultados do estudo de multi-casos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL De acordo com Callenbach (1999), os investidores e acionistas estão, com o passar do tempo, utilizando indicadores de sustentabilidade ecológica, no lugar da estrita rentabilidade, como critério para avaliar o posicionamento estratégico de longo prazo das empresas. Seguindo esse mesmo raciocínio, Donaire (1999) explica que os indicadores sobre a contribuição da empresa ao desenvolvmento sustentável e de nriquecimento dos acionistas podem ser utilizados de forma complementar para informar a capacidade de retorno de um investimento. Bebbington e Gray (2001) também refletem sobre a necessidade das empresas conscientes de sua responsabilidade social inserirem o conceito de desenvolvimento sustentável na elaboração dos relatórios contábeis.

A ONU (2001 ) explica que à medida que a sustentabilidade começa a ser um dos objetivos de um negócio, importante para a gestão do risco e para o controle dos processos os auditores das demonstraç s ficam cada vez mais Mundial sobre o meio ambiente o ano de 1 987 por meio de um documento chamado Our Common Future define desenvolvimento sustentável da seguinte forma: “Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Desenvolver sustentavelmente significa promover o desenvolvimento econômico concomitantemente à preservação do meio ambiente.

Ou melhor, satisfazer as necessidades das sociedades presentes sem comprometer a capacidade das sociedades futuras em satisfazer O termo desenvolvimento sustentável define como práticas mpresariais sustentáveis aquelas que conseguem oferecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades de seus clientes, geram valor aos acionistas e à sociedade sem comprometer a continuidade da empresa e da sustentabilidade ecológica dos ecossistemas relacionados com o negócio. Enfim, negócios que consigam se manter lucrativo, mas sem agredir o equilíbrio da sociedade e sem comprometer a sustentabilidade ecológica dos sistemas vivos. Isso pode ser alcançado se baseando nos conceitos da eco-eficiência. ECO-EFICIÊNCIA Hansen e Mowen (2001 ) utilizam o conceito da eco-eficiência como motivo e para

Posts relacionados:

Atps contabilidade 3 semestre Contabilidade de custo Contabilidade de custos Contabilidade de custos

Post navigation

Previous Post:

Relatório de estágio supervisionado

Next Post:

Prova català

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • Ficha de trabalho assunto: axiomática das probabilidades e lei de laplace
  • Questionário
  • Favelas no brasil
  • Hospitalidade no turismo
  • Geometria
  • A histtoria do voleibol adaptado atraves dos ciclos de treinamentos desportivo
  • Lista 1

Categorias

  • Dissertativas
© 2019 redacaodissertativa.com