Skip to content

redacaodissertativa.com

Ajuda para Ensaio

  • Contate-nos
  • Política de privacidade

Geometria analítica

GEOLOGIA ESTRUTURAL Aula 3 Análise da Tensão (stress) Análise da Deformação (strain) da Deformação ANÁLISE DA TENSÃO E DA DEFORMAÇAO (COMPORTAMENTO MECÂNICO (COMPORTAMENTO DAS ROCHAS) • O estado de tensão (cinemática) e gera u rocha. ors to view nut*ge ovimentação ) da • Força ou tração: agente responsável pelos movimentos das rochas submetendo-as a solicitações diversas. Caso a solicitação seja tangencial ocorre o cisalhamento, que pode ser subdividido em componente normal (on) e componente de cisalhamento (os).

A intensidade da força (ou tração) depende da área da superfície por onde é distribuída. CONCEITOS STRESS E STRAIN • Stress significa “tensão”, que tem por medida força/área ( N/ m2 A tensão é a força/área necessária para produzir deformação orientação do stress principal, mas localmente se observa que 01 sempre é perpendicular a 03. Assim, em cada ponto do objeto geológico o campo de tensão é representado por um sistema de eixos representado pela letra grega onde (ordem decrescente de tensão).

O campo de tensão caracterizado pelos eixos 01, 02 e 03, cuja representação grafi ca elipsóide de tensão. (lembrete: é um campo físico, não representa objeto concreto) Elipsóide de deformação (strain) Eixos de deformação são representados pelas letras “x’ , onde a de deformação são representados pelas letras , onde ordem a relação mostra ordem decrescente de deformação. O elipsóide de tensão é inversamente proporcional ao elipsóide elipsóide de tensão invers rcional ao elipsóide de PAGFarys experimentaram. As rochas possuem propriedades elásticas e plásticas concomitantes.

Métodos de estudo Dinâmico: investiga a natureza e os tipos de tensões aplicadas nas rochas durante a deformação. • Cinemático: as relações geométricas e de simetria em relação a lano de movimento são estabelecidas na análise da trama rochosa. • Analítico: ensaios teóricos de resistência de materiais, tais como metais agregados cerâmicos e concretos. As condições são simuladas laboratório. • Modelos Reduzidos: constroem-se modelos em escalas das estruturas e deformações a fim de se descobrir as tensões regionais envolvidas.

Quadro que sintetiza a resposta da rocha à uma dada deformação Situação da Deformação Forças agindo fora e dentro do corpo Sistema de Stress PAGF3rl(FS elasticidade, resistência e esforço máximo se elevam com o aumento a PC, isto significa que a maiores profundidades maiores esforços são necessários para produzir a mesma deformação. (b) Temperatura: facilita a deformação, tornando os materiais mais dúcteis, principalmente quando a pressão confinante e a temperatura somam seus efeitos.

O limite da resistência, o esforço máximo e o limite de elasticidade, dlmlnuem com o aumento de temperatura, isto significa que a mesma deformação é causada por esforços, tanto menores, quanto maior for a temperatura. A temperatura age contrariamente em relação à pressão confinante. (c) Tempo de Aplicação do Esforço: se faz lentamente e com ausas fenômeno comum na natureza – por meio de acréscimos infinitesimais. Quanto maior o tempo de aplicação do esforço mais dúctil será a LIQU ásti so PAGF comportamentos diferentes (a orientação da anisotropia estrutural influi na deformação). f) Heterogeneidade litológica Devido à diferenças reológicas dos diversos materiais as rochas podem apresentar, em um mesmo episódio de deformação, estruturas diferenciadas, principalmente quando há porções competentes e incompetentes. Willis (1932) introduziu o conceito de competência: rochas incompetentes são aquelas que se deformam sem se romperem ransmitem os esforços por distâncias maiores em função da ductibilidade; rochas competentes são relacionadas à deformação mais rúptil e fraturam com mais facilidade.

Os esforços se propagam em curto alcance. CIRCULO DE MOHR Diagrama de Mohr Representação cartesiana da tensão (o), decomposta em grandezas vetoriais a partir de um corpo rochoso qualquer submetido ? É uma técnica gráfica para mostrar o estado de stress de diferentes planos em um mesmo campo de tensão (stress). As tensões (on e os) são marcadas em um plano como pontos simples, sendo on medido no eixo horlzontal e os na vertical. Valores d on e os

Posts relacionados:

Geometria Geometria e artes Trabalho de ensaios destrutivos Quimica analitica

Post navigation

Previous Post:

Sistemas de informação unopar

Next Post:

Werwerw

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • Ficha de trabalho assunto: axiomática das probabilidades e lei de laplace
  • Questionário
  • Favelas no brasil
  • Hospitalidade no turismo
  • Geometria
  • A histtoria do voleibol adaptado atraves dos ciclos de treinamentos desportivo
  • Lista 1

Categorias

  • Dissertativas
© 2019 redacaodissertativa.com