Gestão pública
A Formação do Gestor Público Quando se trata de gestão pública, conforme o novo modelo politico brasileiro remete-se automaticamente a um gestor que se respalde em técnicas e padrões democráticos, conforme o sistema capitalista vigente no país. As práticas de gestão democrática possibilitam aos sujeitos desenvolverem com eficiência e eficácia, uma cidadania emancipada e igualitária.
Entretanto, faz-se necessário que o gestor esteja munido de quatro elementos fundamentais para o desenvolvimento de sua gestão: 1- Permitir a livre p implementação e ava çao ar 2 governamental; 2- Pluralismo de es ser gerida; to view nut*ge a elaboração, estratégico ao da instituição a 3- Autonomia para a tomada de decisões democráticas; 4- Transparência nas execuções das etapas do PEG, conforme o accountability.
Ao descrever alguns elementos que constituem uma gestão democrática, deve ficar evidente e claro que a democratização dos diferentes segmentos deve ser unânime. Um dos problemas atualmente encontrados nos gestores públicos é o não encaixe quanto ao perfil esperado e desejado para ser administrador. É neste sentido que se espera que estes sujeitos tenham Swipe to vlew next page tenham formação adequada para ocupar tais cargos, para que ssim se garanta um real desenvolvimento do governo, conforme os moldes do “estado necessário”.
O gestor público é um administrador que exerce uma atividade pública, o qual deve submeter-se a um regime administrativo próprio, conforme a legislação vigente, tanto civil, quanto militar. Assim sendo, os gestores públicos, em sua maioria, trabalham em algum segmento público de diferentes esferas, e que geralmente foi indicado politicamente, sem concurso prévio, não tendo competência e habilidades suficientes para desenvolver um bom trabalho, como reza o “Estado Necessário”, que se baseia ortemente nos princípios democráticos.
Outro importante fator centra-se na efetiva participação da sociedade, desde a elaboração até a avaliação dos resultados obtidos na execução do PEG, primando pela garantia de políticas públicas democráticas e humanizadoras da área da saúde, assim como a sociedade realmente necessita e espera de seu gestor. É neste sentido que o gestor deve ter conhecimento prévio da área em que atua e estar constantemente apto para resolver e solucionar todos os imprevistos que aconteçam, através do firmamento de parceria com a comunidade em que atua.