Skip to content

redacaodissertativa.com

Ajuda para Ensaio

  • Contate-nos
  • Política de privacidade

Desenvolvimento economico aula tema 2

[pic] to view nut*ge SUMARIO 1. HIDROTERAPIA 3 2. MÉTODO HALLIWlCK5 3. BAD RAGAZ7 como a utilização do meio aquático com temperatura adaptada para alcançar objetivos fisioterapêuticos, tais como: manutenção ou ganho de amplitude de movimento (ADM) e força muscular (EM), analgesia, relaxamento, redução do espasmo muscular, promoção de independência funcional, treino de marcha, reeducação dos movimentos comprometidos por alguma disfunção.

Além destes objetivos, a água também pode ser utilizada como forma de promover a melhora da socialização, autoconfiança e qualidade de vida do paciente. Nela o corpo está simultaneamente sob a ação de duas forças, a força da gravidade (ou impulso para baixo) e o empuxo (impulso para cima), que fornecem a possibilidade de exercícios tridimensionais, que não são possívels no ar, e permitem a ocorrência de atividades de movimento sem a sustentação de peso, antes mesmo que elas sejam possíveis no solo.

Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e habilidade. A unicidade da água está principalmente no eu empuxo, que avalia o estresse sobre as articulações sustentadoras de peso permite que se realizem movimentos em força gravitacionais reduzidas; dessa forma, as atividades que não sustentam peso podem ser inlciadas antes mesmo de serem posslVeis no solo. Os efeitos fisiológicos dos exercícios combinados com aqueles que são causados pelo calor da água são umas das vantagens da atividade nesse meio.

Dentre os efeitos terapêuticos dos exercícios na água tem-se: • Alívio da dor e espasmo muscular; • Manutenção ou aumento da amplitude de movimento nas articulações; • Fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento na sua oler¿ncla aos exercícios; • Reeducação Fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento na sua tolerância aos exercícios; • Reeducação dos músculos paralisados; • Melhora da circulação; • Encorajamento das atividades funcionais; • Manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação e postura.

Além disso, a água fornece o potencial para que sejam realizados exerc[cios em três dimensões. Existe também a possibilidade de uma considerável estimulação da percepção: • Visualmente; • Auricularmente; • Vla proprioceptores cutâneos; • Pelo calor. Os olhos precisam acomodar-se aos níveis de água em constante alteração por causa do movimento do líquido em relação a parede da piscina acima da superfície; os ouvidos quando submersos a pressão sobre eles aumenta em relação à existente no ar; a pele reage às diferentes temperaturas.

Os efeitos da turbulência são sentidos inicialmente pela pele e quando um membro está se movimentando na água terá maior turbulência nas partes distais do corpo (CAMPION, 2000). A hidroterapia devido ao calor da água apresenta particularidades que contribuem para a prática como ? iminuição da dor e espasmos musculares, o efeito da flutuabilidade da água que diminui o estresse em todas as articulações. 2. MÉTODO HALLIWICK O método Halliwick é familiar ara a maioria dos profissionais de reabilitação aquática. pesquisar o assunto PAGF realidade desenvolveu apenas dois trabalhos descrevendo os seus conceitos. O método Halliwick tem duas finalidades principais: 1) ensinar aos nadadores a respeito deles mesmos e seu controle de equilíbrio na água; 2) ensiná-los a nadar. O emprego de aparelhos de flutuação tais como bóias nos braços anulariam esse objetivo RUOTTI et ali, 2000) A água oferece a experiência de encontrar-se o corpo sendo atuado por duas forças principais – gravidade ou impulso para baixo, e flutuação ou impulso para cima.

Ela proporciona o potencial de exercício em três dimensões que não pode ser realizado em terra (CAMPION, 2000). As cnanças e os adultos incapacitados não devem ser negados aos prazeres do movimento. A atividade física em terra pode ser difícil para essas pessoas, mas na égua eles encontram seus elementos. Elas ganham confiança, seu auto respeito é incentivado e elas adquirem um beneficio social, porque na água ão capazes de competir com seus companheiros normais.

As pessoas incapacitadas, como outras se beneficiam e os efeitos são ao mesmo tempo psicológicos e ffsicos (BATES, A; HANSON, N, 1998). Segundo RIJOTTI (2000), os objetivos dos exercícios na água incluem: • Fortalecer e melhorar grupos musculares; • Aumentar amplitude de movimento; • Facilitar reações posturais e de equilíbrio; • Melhorar a condição física geral; • Melhorar a adaptabilidade mental; • Reduzir a dor; • Reduzir a espasticidade.

Técnicas de tratamentos es ecificam para água são usadas para satisfazer ess dem ser usadas com outras técnicas: • Empuxo/Gravidade: Variar a profundidade da água sobre o paciente para aumentar ou diminuir o suporte pela flutuação. A profundidade critica parece ser ao nlVel de TI 1 no paciente; • Turbulência: Pode ser usada para auxiliar ou perturbar o controle do equilíbrio de uma maneira muito sutil- Também pode ser usada para mover o paciente através da água e pode ser útil no treinamento de natação; A água como meio para atividade possui aspectos ao mesmo tempo terapêuticos e recreacionais.

Quando esses aspectos estão baseados no mesmo método, eles se tornam omplementares dos outros, e se pode promover um programa de reabilitação continua. Recreacionalmente são envolvidos maiores padrões de movimentos, enquanto que terapeuticamente esses padrões são refinados (COLI et all, 2000). 3. Bad Ragaz Desenvolvido através dos anos, nas estações termais da cidade de Bad Ragaz, Suíça, o método teve sua origem na Alemanha pelo Dr. Knupfer, sendo trazida para Bad Ragaz por Nele Ipsen em 1957.

A proposta inicial desta técnica foi promover a estabilização do tronco e extremidades, além de trabalhar com exercicios resistidos. Os exercícios foram primeiramente xecutados no plano horizontal, onde o paciente era auxiliado por flutuadores (anéis) ao redor do pescoço, quadril e tornozelos. Por isso, a técnica ficou conhecida como método dos anéis de Bad Ragaz (CAMPION, R. M, 2000). Em 1967, três diagonais de movimento foram desenvolvidas e adicionadas ao modelo original dos exercícios de Knupfer.

Incorporaram-se os padrões da facilitação neuromuscular padrões de movimentos, proprioceptiva (FNP), ou s (FNP), ou seja, utilizou os padrões de movimentos, que podem ser usados em terra, mas difere das técnicas da FNP, porque ão é aplicada resistência pelo fisioterapeuta. Em vez disso, a resistência é fornecida na medida em que o corpo se move através da água, quanto mais rápido é o movimento maior é a resistência (CAMPION, R. M, 2000).

A flutuação atua como suporte às articulações enfraquecidas e é capaz de proporcionar assistência e, progressivamente resistência ao movimento na água, enquanto a pressão hidrostática ajuda na estabilização dessas articulações, além de favorecer a diminuição do edema e melhorar a circulação. O método dos anéis de Bad Ragaz utilizado em piscina erapêutica tem como objetivos a redução do tônus muscular, relaxamento, aumento da amplitude articular, reeducação muscular, fortalecimento muscular, restauração de padrões normais de movimento, além da melhora da resistência geral (CAMPION, R.

M, 2000). Neste método, o terapeuta fornece estabilidade para o paciente e a posição de suas mãos influencia na movimentação do paciente e na quantidade de trabalho isométrico e isotônico realizado. Pode-se conseguir a irradiação dos músculos mais fortes para os que se encontram mais fracos (THOMSON e SKINNER, 1985). Os padrões de movimentos podem ser divididos em padrões de membro superior, tronco e membro inferior.

Salientando a necessidade do terapeuta estabilizar o paciente e ainda ser flexível com a aplicação, foram descritos três modos pelos quais o terapeuta atua em relação ao paciente: isocineticamente (o terapeuta fornece fixação enquanto o paciente move-se através da água), isotonicamente (o terapeuta atua como um ponto de fixação “móvel”), isometricamente água), isotonicamente (o terapeuta atua como um ponto de fixação “móvel”), isometricamente (o paciente mantém uma osição fixa enquanto está sendo empurrado através da água pelo terapeuta).

Além dlsso, o terapeuta pode mover o paciente passivamente através da água para conseguir relaxamento Atualmente, a Fisioterapia Aquática tem apresentado grande prestígio no tratamento de inúmeras disfunções, dentre estas, as de causas ortopédicas.

As propriedades ímpares de flutuação e de resistência da água fazem dela um importante recurso para o Fisioterapeuta, proporcionando ao mesmo numerosas opções para a elaboração de um programa de reabilltação indlvidual. As vantagens da edução do peso corporal e da imersão em um meio com resistência são bem conhecidas, razão pela qual foi estimulada a utilização da água como meio de reabilitação (HANSON, 3. ; NORM, A, 1998).

As propriedades f[sicas mais importantes da água na reabilitação de pacientes com disfunções músculo-esqueléticas são: força empuxo ou força de flutuação (força vertical e oposta à gravidade que permite que um corpo se mantenha à superfície da água); pressão hidrostática (pressão que o líquido exerce igualmente sobre cada partícula da superfície de um corpo merso em repouso, a uma dada profundidade); densidade relativa ou gravidade específica (relação entre a massa de um certo volume de substância e a massa do mesmo volume de água); viscosidade (atrito que ocorre entre as moléculas de um líquido e causa resistência ao fluxo deste); turbulência (redução da pressão sobre o corpo pela movimentação do líquido); tensão superficial (força exercida entre as moléculas da superfície de um líquido); temperatura termoneutra ( líquido); temperatura termoneutra (THOMSON, A. M. ; SKINNER, A. T, 1985). ara HANSON e NORM (1 998), “Todos os princípios físicos são linicamente úteis, sem modificação adicional, embora possam ser ampliados para uma variedade de situações clínicas, mediante equipamentos adicionais”. A força de flutuação reduz o peso corpóreo, diminuindo o impacto sobre as articulações e o risco de lesões. A flutuabilidade é a propriedade física usada mais freqüentemente para facilitar a amplitude de movimento. As limitações funcionais relacionadas a padrões específicos de movimento respondem satisfatoriamente à reabilitação aquátlca, visto que a redução das cargas suportadas pela coluna vertebral ou pelos MMII auxilia a normalização dos ovimentos e da mecânica da marcha (CCLI, A. I; MORRIS, D. M. ; RUOTI, R. G, 200).

A temperatura (termoneutra) favorece o êxito da terapia, aliviando a dor, diminuindo os espasmos, promovendo o relaxamento muscular, facilitando dessa forma, a transferência e marcha de pacientes com déficit muscular, explorando de forma eficaz os movimentos e proporcionado a esses pacientes o preparo para os exerciclos em terra (CAMPION, 2000). As propriedades únicas da água como: flutuabilidade, turbulência, pressão hidrostática, tensão superficial e capacidade térmica são usadas para facilitar a reabilitação aquática e iferenciá-la do trabalho realizado em terra (COLI, A. J. ; MORRIS, D. Mu; RUOTI, G, 2000). 4. Watsu Harold Dull, em meados de 1980, a partir de um estudo sobre várias terapias em águas quentes, feito no Japão (BECKER et all, 2000).

A pa avra Watsu é o resultado da comblnação de water (água) e do shiatsu (terapia oriental para o reequilíbrio físico e energético), uma vez que trata o indivíduo de forma integral, abordando o físico, a mente, as emoções e sua espiritualidade, colocando-o em contato com o seu próprio ser (BECKER et al’, Segundo BATES e HANSON (1998) a diferença do Zen- Shiatsu para a Watsu é que a primeira fundamenta-se na pressão dos dedos e cotovelos em pontos de tensão do corpo, dando prioridade ao toque do terapeuta já no Watsu os movmentos e torções são livres já que todo trabalho terapêutico ocorre dentro da água aquecida. Além dos beneficios físicos, que são muitos, o Watsu também cria um ambiente totalmente confortável para o paciente se soltar emocionalmente. As sessões são amplamente indicadas em casos de depressão, estresse, insônia e alguns dizem ser o relaxamento tão intenso que o aluno tem lembranças do aconchego do útero materno.

Um conjunto de fatores como: estar no “colo” de alguém, consciente de sua respiração, aquecido, confortável, sem dor e com o peso corpóreo bastante diminuído nos traz uma sensação de liberdade corporal, por conseguinte a percepção do próprio corpo acontece de maneira natural. Sendo um trabalho corporal aquático que age em todos os níveis da saúde, o Watsu tem o compromisso de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os seus praticantes, tanto a nível fisico quanto a nível emocional e por ter esta visão, o Watsu encontrou um ambiente perfeito para se desenvolver no Brasil (CAMPION, 2000). Como é realizado ambiente perfeito para se desenvolver no Brasil (CAMPION, Como é realizado o Watsu? Segundo RAMACHARAKA (2001 ) a técnica de relaxamento aquático, criada por Harolld Dull na Califórnia é realizada individualmente em uma piscina aquecida, com música e ambiente tranquilo.

O Watsu associa movimentos rotacionais harmoniosos, alongamentos, trações nas articulações e pressões em pontos de tensão muscular. Tendo a sustentação da água e os movimentos rítmicos e contínuos que fluem de uma posição para outra, o praticante experimenta uma fantástica sensação de bem estar. Com a temperatura da água girando em torno de 340 à 360, respiração ritmada, movimentos suaves e desbloqueio de pontos de tensão muscular, é possível se chegar a um estado profundo de relaxamento. Durante este processo fisico o terapeuta oferece aconchego e apoio durante todo o tempo, que pode variar de 40 a 60 minutos por seção.

Este aconchego proporciona uma sensação de paz já que a única preocupação que o praticante deve ter é a observação do que se passa, procurando não reagr aos movmentos terapêuticos. Inicialmente são poucas as contra-indicações para o praticante, o qual o terapeuta estará sempre atento no caso de alguma impossibilidade, como no caso do praticante ou interagente estiver com febre, capacidade vital significativamente limitada, infecção urinária grave, feridas abertas, infecção transmissível por meio aquático, hemorragia cerebral recente. Durante a sessão são realizados em torno de 45 movimentos diferentes, respeitando o tempo de cada movimento de acordo com a necessidade do praticamente e a do terapeuta. A passagem de um movimentou ao outro ocorre de forma tranqüila sem que o praticante necessite se

Posts relacionados:

Aula-tema 4 – desenvolvimento economico Respostas aula 1 desenvolvimento economico Desenvolvimento economico aula 3 trabalho Aula-tema 6 – crescimento econômico dos bric – brasil

Post navigation

Previous Post:

Referencial teórico

Next Post:

Princípios da contabilidade

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • Ficha de trabalho assunto: axiomática das probabilidades e lei de laplace
  • Questionário
  • Favelas no brasil
  • Hospitalidade no turismo
  • Geometria
  • A histtoria do voleibol adaptado atraves dos ciclos de treinamentos desportivo
  • Lista 1

Categorias

  • Dissertativas
© 2019 redacaodissertativa.com