Skip to content

redacaodissertativa.com

Ajuda para Ensaio

  • Contate-nos
  • Política de privacidade

Docência do ensino superior: uma reflexão sobre qi, qe e qs

FACULDADE PANAMERICANA – FAPAN CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR ORIENTADOR(A) JUSCELINO DE JESUS SAN IAGO PEREIRA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE QI, QE p BELÉM 2010 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO „ OF8 12 PROBLEMA IZAÇÃo 03 13 OBJETIVOS — 103 3. 1 Geral 13. 2 Específicos 104 06 | TEMA: “DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE 1 APRESENTAÇÃO A Inteligência Intelectual (QI) é aquela que usamos para solucionar os problemas lógicos ou racionais da existência; a Inteligência Emocional (QE) nos dá a percepção de nossos sentimentos e dos sentimentos dos outros.

Agora, no limiar deste terceiro milênio, um conjunto de dados científicos (aliás, ainda não bem aceito pela maioria), mostrou que há um terceiro “Q”, o QS Quociente Espiritual (Spiritual Quocient), que diz respeito a outro tipo de inteligência, através do qual abordamos os problemas de sentido e de valor e que nos permite colocar a nossa Vida num contexto mais amplo, o contexto ético ou o senso moral universal.

No mundo atual, o papel do professor tem sido de produzir, saber e orientar o aluno para evitar que se perca no excesso de informações, fazê-lo ser capaz de adquirir sólida formação; ajudar s alunos a conhecer, entender, deslumbrar-se, indignar-se e querer transformar o mundo ao redor, convivendo com ele e suas pessoas, com fortes conceitos e nenhum preconceito.

O trabalho do professor se Inicia com o planejamento do calendário, distribuição de aulas teóricas e práticas, período de provas, inclusive as substitutivas, negociação com empresas e entidades para visitação, pesquisas de mercado e o desenvolvimento de métodos e práticas pedagógicas para cada aula. Outra característica não menos importante que o domínio técnico é a visão sistêmica, a capacidade que o professor precisa ara perceber a integração e a interdependência das partes que compõem o todo.

O docente é dotado de inteli ências múltiplas como exemplo interdependência das partes que compõem o todo. O docente é dotado de inteligências múltiplas como exemplo a inteligência linguística, corporal, lógica, interpessoal e também a inteligência emocional. Lidar com sabedoria e ética às constantes ponderações dos alunos é um exercício que exige perspicácia na tomada de decisão. Comprometimento é uma competência básica para o profissional da educação. O objetivo principal vai além da sala e aula, pois o futuro do aluno depende também do professor.

Sua formação determinará a motivação para o desenvolvimento intrapessoal e profissional. Como aliar então os três “Qs” à Docência do Ensino Superior? Este é o principal objetivo deste pré-projeto. 2 PROBLEMATIZAÇÃO Conceituando os três “Qs” de uma forma mais abrangente, então poderíamos dizer que: QI (Quociente de Inteligência) é a capacidade de compreender e manipular símbolos matemáticos e linguísticos; QE (Quociente Emocional) revela nosso autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia.

QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro – orém, paz interior e alegria só com inteligência espiritual, QS, que é a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais que surgem em momentos de fracasso, de rompimentos e de dor. Sem isso, até pessoas inteligentes e sensíveis às necessidades dos outros sentem um vazio nas próprias vidas. QS (Spiritual Quocient ou Quociente de Inteligência Espiritual), pode não ter nada a ver com religiosidade.

Muitas pessoas que se dizem religiosas têm sabedoria espiritual baixíssima porque agem mais por condicionamento (tradição, busca de vida social etc. ). O porque agem mais por condicionamento (tradição, busca de vida social etc. ). O QS leva o ser humano a criar situações novas, a perceber, por ex. , a necessidade de mudar de rumo. Portanto, enquanto o QI resolve principalmente problemas de lógica, o QE nos ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequada, levando em consideração os próprios sentimentos e o dos outros.

Já o QS nos leva a indagar se queremos estar nessa situação, se o nosso trabalho, por ex. , está nos dando a satisfação de que necessitamos ou se esta é a vida que queremos levar. Usamos a QS quando estamos em um mpasse, quando enfrentamos as armadilhas de velhos hábitos ou quando temos problemas com doenças ou sofrimentos. O QS nos mostra que temos problemas existenciais e nos aponta os meios de resolvê-los.

Diante disso, se dar aula é tão somente o compromisso assumido de formar capacidade intelectual com o uso de tantas competências específicas, focando na cultura da qualidade e na construção do conhecimento, superando expectativas de criatividade e inovação, por que o professor não tem tempo para trabalhar itens tao importantes como o QI, o QE e o QS de seus alunos? 3 OBJETIVOS • Conscientizar o educador superior para a busca de um prendizado ideal visando aprender a alfabetizar intelectual, emocional e espiritualmente. . 2 Específicos • Observar como o educador superior está formando discentes aptos para os grandes desafios da vida; • Analisar se o educador superior está capacitado para ensinar com qualidade visando a forma ão completa de seus alunos; • Verificar se há interess idades em formar 4DF8 Verificar se há interesse das universidades em formar cidadãos completos, que utilizem os conhecimentos sobre QI, QE e QS na prática docente. 4 JUSTIFICATIVA A filosofia de administração moderna e o foco em resultados, centrados no Q.

I. (Quociente Intelectual) e com destaque para raciocínio lógico, criaram ambientes de trabalho apropriados para pessoas com tais características, negligenciando as que apresentam melhor desenvolvimento em Q. E. (Quociente Emocional) e também em Q. S. (Quociente Espiritual), recentemente identificado pela fisica e acadêmica norte- americana Dana Zahar. Nas universidades é fácil perceber quais têm sido as escolhas da área de seleção e quem é preferido para o cargo de professor universitário.

Percebe-se um enorme paradoxo entre a realidade das competências encontradas nas Universidades e aquelas uscadas pelos seus professores. Hoje, fala-se muito em professor universitário inspirador e motivador, que saiba comunicar-se em via de mão dupla. Pessoas com altos QE e Q. S, mais habilitadas para lidar com a diversidade humana e promover desenvolvimento, harmonia e cooperação em trabalhos de equipes, vêm, há décadas, sendo sistematicamente alijadas de cargos de liderança. A nossa grande dificuldade diz respeito ao que fazer para sermos espiritualmente inteligentes numa cultura espiritualmente burra.

Talvez, o primeiro passo, até agora, em direção a uma inteligência espiritual seja compreender que uitos podem ser os caminhos a percorrer e que, no curso de nossa vida, devemos ou podemos percorrer vários ou mesmo todos eles. Os estudiosos do QS nos apontam seis caminhos ou sendas: • o caminho do DEVER; • o caminho dos CU S apontam seis caminhos ou sendas: • o caminho dos CUIDADOS e do CARINHO; • o caminho do CONHECIMENTO (que antecede qualquer SABEDORIA); • o caminho da TRANSFORMAÇÃO PESSOAL; • o caminho da FRATERNIDADE; • o caminho da LIDERANÇA SERVIDORA.

O trabalho a ser feito em cada caminho é específico dele: por exemplo, o caminho dos cuidados e do carinho requer que assemos do desamor ou do amor egoísta e ciumento para o amor altruísta, sustentador. O caminho do dever exige que façamos o certo não apenas por medo, hábito, ou comodismo, mas motivados por uma crença sagrada e pela opção autêntica por essa crença. O caminho do conhecimento parte da reflexão, passa pela compreensão e chega à sabedoria.

A essência do trabalho psicológico e espiritual para aqueles que tomam o caminho da transformação pessoal consiste em explorar os picos e vales de nós mesmos, fundir as partes separadas de nosso eu fragmentado e formar, com elas, uma essoa inteira (integra) e independente. É uma jornada que exige uma fé incrível, uma aceitação total e a superação de todos os medos. O caminho da fraternidade passa necessariamente pela justiça e pela igualdade de tratamento devida a todo e qualquer ser humano indistintamente. E isso requer que aceitemos e respeitemos todos os outros, independentemente se eles são nossos amigos, conhecidos ou não.

Também, todos os grupos humanos precisam de líderes que lhe forneçam foco, finalidade, táticas e senso de direção. Os verdadeiros líderes servidores fazem acontecer coisas julgadas impossíveis pela maioria. Por isso, a liderança servidora talvez seja o mais nobre de todos os caminho maioria. Por isso, a liderança servidora talvez seja o mais nobre de todos os caminhos. Vivemos um momento do desenvolvimento sócio-histórico da humanidade em que a inteligência espiritual tornou-se a dimensão mais Importante para a sobrevivência da humanidade.

A solução para a violência interna e externa, para as terrlVeis desigualdades econômico-sociais, para a destruição acelerada dos recursos do planeta e para tantos outros males que assolam a humanidade, passa necessariamente pelo desenvolvimento do Em termos pessoais, o crescente índice de depressão que ocorre em todas as faixas de idade e o vazio existencial que desnorteia os jovens, que inferniza a vida dos idosos e que põe os adultos a correr como loucos em busca do dinheiro e do prazer, somente serão contidos pelo despertar da inteligência espiritual.

Não se pode mais ignorar ou desacreditar que o ser humano tem em seu interior uma fonte de sabedoria universal e divina; sempre que o mesmo estabelece um bom contato com essa fonte, ele consegue se desenvolver, superar problemas, amadurecer e, acima de tudo, arranjar forças para lutar por uma vida melhor. Desligado dessa fonte, a sua vida tende a ficar cada vez mais limitada e pobre, a pessoa fica sem energia e direção para melhorar sua vida, há uma maior facilidade em adoecer, os desequilbrios tendem a ser cada vez maiores. METODOLOGIA • Refere-se à fundamentação teórica que o pesquisador irá adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada o pesquisador irá traçar um quadro teórico e fará a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. Esta sustentação terá um olhar holíst conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da esquisa. Esta sustentação terá um olhar holístico mediante a análise da literatura já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas, imprensa escrita e até eletronicamente disponibilizada na internet. CRONOGRAMA 12010-2011 ATIVIDADES I Nov I Dez I Jan I Fev Mar IAbr I Mai I Jun I Elaboração do projeto de pesquisa e orientações gerais sobre a Monografia I I Entrega das Considerações Iniciais e do Capítulo I I I Entrega do Capitulo II (Análise de Dados e Estudo de Caso) I I I Entrega do Capítulo III e Considerações Finais Defesa da Monografia I 7 REFERENCIAS ) Transcrição de anotações da palestra de Danah Zohar e observações de Gustavo G. Boog. 2) Texto do professor Boro enviado ao Jornal Virtual.

Contato: vw. w. boro. com. br 3) Texto de Maria da Luz Calegan, consultora de carreiras e de empresas para as áreas de comunicação e educação corporativa. Pesquisadora de temperamentos e tipos psicológicos desde o início dos anos 90. Autora, junto com Miguel Vizioli, de Liderança – a força do temperamento (Ed. Pearson). 4) Texto “SER ESPIRITUALMENTE INTELIGENTE”, de Maria uinzena de novembro. Disponível Conceição Alves de Lima. 1 a em: http://www ventaniao conceicao. htm 8

Posts relacionados:

Docência do ensino superior: uma reflexão sobre qi, qe e qs Análise crítica-filosófica das características do docente competente no ensino superior. Uma reflexão sobre o código brasileiro de defesa do consumidor e o procon Reflexão sobre o código de defesa do consumidor

Post navigation

Previous Post:

Lixo

Next Post:

Plano de aula

Artigos recentes

  • Ficha de trabalho assunto: axiomática das probabilidades e lei de laplace
  • Questionário
  • Favelas no brasil
  • Hospitalidade no turismo
  • Geometria
  • A histtoria do voleibol adaptado atraves dos ciclos de treinamentos desportivo
  • Lista 1

Categorias

  • Dissertativas
© 2019 redacaodissertativa.com